Turista baiana denuncia racismo em loja no Centro de Fortaleza

Jovem foi abordada por seguranças e acusada injustamente de furto; caso está sendo investigado como calúnia pela Polícia Civil

Uma turista da Bahia, identificada como Suiane Souza, de 27 anos, denunciou ter sido vítima de racismo e calúnia ao visitar uma loja no Centro de Fortaleza, na última sexta-feira (18). Negra e tatuadora, Suiane relata ter sido coagida por três seguranças da loja Power LBX e acusada injustamente de furto — mesmo sem qualquer prova.

A jovem está em Fortaleza a passeio e resolveu fazer compras no centro da cidade. Segundo seu relato, entrou na loja para observar alguns produtos, mas ao não encontrar o que procurava, saiu do local. Minutos depois, foi abordada por seguranças do estabelecimento em plena via pública.

“Me mandaram ficar calma, não gritar, e disseram que estava tudo gravado. Disseram que eu sabia o que estava acontecendo e me conduziram de volta à loja”, contou Suiane.

Acusação sem provas e constrangimento público

A turista filmou parte do ocorrido. Nos vídeos, ela aparece sendo escoltada pelos seguranças e afirma que, mesmo sem resistência, foi conduzida com a bolsa puxada por um deles. De volta à loja, sua bolsa foi revistada e nenhum item da loja foi encontrado.

Funcionários da Power LBX revisaram imagens das câmeras de segurança, que, segundo Suiane, não comprovaram nenhuma atitude suspeita.

“Disseram que eu tinha colocado algo na bolsa, mas quando olhei a gravação, não mostrava nada. O gerente ainda chegou rindo, dizendo que poderia ter se confundido com outra pessoa”, relatou.

Ainda assim, Suiane afirma ter sido exposta e envergonhada diante de outros clientes, chamando o episódio de “vexatório” e ressaltando o impacto sobre sua imagem e dignidade.

Caso está sendo apurado pela Delegacia do Turista

Após o ocorrido, a vítima registrou Boletim de Ocorrência por calúnia. A Polícia Civil do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista, abriu investigação. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as denúncias podem ser feitas anonimamente.

Até o momento, a loja Power LBX não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mesmo após tentativas de contato por parte da imprensa.


Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.