Tarifa Social: 480 mil famílias do Ceará terão conta de luz gratuita a partir de julho

Mudança pode beneficiar até 1,4 milhão de cearenses com isenção total ou parcial na fatura de energia

A partir do dia 5 de julho, cerca de 480 mil famílias cearenses terão gratuidade na conta de energia elétrica com a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, segundo a Enel Ceará. O benefício será válido para quem consome até 80 kWh por mês e está inscrito no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Quem terá direito à gratuidade

Além de famílias de baixa renda, também terão direito ao desconto total pessoas com deficiência, idosos que recebem o BPC, famílias indígenas, quilombolas e moradores de sistemas isolados. Para receber o benefício, o nome da pessoa inscrita deve constar na fatura de energia.

A isenção da tarifa não isenta outros encargos, como a contribuição de iluminação pública (CIP), que ainda será cobrada. Cada unidade consumidora pode representar de duas a três pessoas, o que eleva o número de cearenses beneficiados para até 1,4 milhão de pessoas.

Descontos parciais também serão ampliados

Além das famílias com gratuidade total, outro 1 milhão de imóveis no estado terão descontos parciais. O novo modelo garante 100% de desconto até 80 kWh e cobra apenas o que ultrapassar esse consumo. Um cliente que consome 150 kWh, por exemplo, pagará apenas pelos 70 kWh excedentes.

Mais de 235 mil famílias ainda podem acessar o benefício

Segundo a Enel, 235 mil famílias cearenses têm direito, mas não estão cadastradas corretamente. A orientação é atualizar os dados no CadÚnico e garantir que o nome do titular esteja vinculado à conta de energia.

Impacto positivo no orçamento familiar

De acordo com o professor Francisco José Tabosa, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a medida representa um alívio financeiro importante para famílias de baixa renda. “Mesmo que o valor médio economizado seja de cerca de R$ 60, ele pode ser redirecionado para alimentação ou outros itens essenciais”, explica.

Entenda a mudança

Até então, a Tarifa Social previa descontos progressivos de até 65%. A partir de julho, a regra passa a conceder 100% de isenção para o consumo até 80 kWh, com maior desconto também para quem ultrapassar esse limite, beneficiando milhões de brasileiros.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.