Quatro pessoas são presas por tentar fraudar concurso da Polícia Civil do Ceará

Suspeitos usaram ponto eletrônico e celulares durante a prova em Fortaleza

Quatro pessoas foram presas em Fortaleza neste domingo, 3 de agosto, por tentativa de fraude no concurso da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), destinado ao cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP). As prisões ocorreram nos bairros Itaperi e Benfica, locais de aplicação das provas, que tiveram mais de 31 mil inscritos disputando 500 vagas.

Médicos, advogados e equipamentos eletrônicos

Segundo o Auto de Prisão em Flagrante (APF), os envolvidos foram identificados como Jaime de Mendonça e Silva Neto (37 anos, médico), Raphaely Leandro da Fonseca (33, enfermeira), Cícero Leandro dos Santos Belém (35, advogado) e Robson Leite Sampaio (32, autônomo). Raphaely é esposa de Jaime.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o grupo utilizava ponto eletrônico, celulares, chips e um veículo para se comunicar durante a prova. Robson não estava inscrito no concurso e atuava como apoio externo, transitando próximo aos locais de exame para repassar informações.

Liberdade provisória mediante fiança

Apesar da gravidade, a Justiça determinou liberdade provisória aos quatro suspeitos, com fiança e medidas cautelares. Para Raphaely e Robson, o valor foi de R$ 15 mil (10 salários mínimos). Já Jaime e Cícero deverão pagar R$ 7.500 (5 salários mínimos).

Além do pagamento, os envolvidos terão que seguir as seguintes medidas:

  • Permanecer na comarca onde residem;

  • Informar qualquer mudança de endereço;

  • Não se ausentar por mais de oito dias sem comunicar a Justiça;

  • Comparecer a todos os atos do processo.

Fraudes recorrentes em concursos públicos

Esse caso reforça a preocupação das autoridades com esquemas de fraude em concursos públicos, especialmente em seleções da segurança pública, que exigem critérios rigorosos de seleção. A SSPDS reforçou que investe em medidas de segurança tecnológica e monitoramento para coibir esse tipo de ação.

Em concursos anteriores, como o da Polícia Militar, fraudes semelhantes também foram detectadas, envolvendo candidatos de outros estados.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.