Elmano promete reduzir em até 80% a violência em Maranguape após alta nos homicídios

Após liderar ranking nacional de homicídios, município já apresenta queda de 29% em 2025

O município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, ganhou destaque negativo ao ser classificado como a cidade mais violenta do Brasil em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em resposta, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta terça-feira (29) que a região já apresentou redução de 29% nos índices de violência em 2025.

Em pronunciamento feito em Brasília, Elmano afirmou que a meta do governo é ampliar essa queda para até 80%. “É quase 1/3 de redução. Então, o que eu penso é que nós temos que intensificar para não reduzir 1/3, mas reduzir metade, 70%, 80%”, declarou.

Investimentos em segurança e prevenção

Segundo o governo estadual, a redução inicial da violência em Maranguape é resultado de ações conjuntas de segurança pública e projetos sociais. A cidade integra o grupo das dez mais violentas do Estado, onde está sendo desenvolvido um programa específico de combate à criminalidade, com ações articuladas entre policiamento ostensivo e prevenção.

Além de Maranguape, integram esse grupo os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Juntas, essas cidades concentram mais de 52% das mortes violentas intencionais no Ceará.

Expectativa é de continuidade nas ações

O governador ressaltou que o atual conjunto de ações deve ser intensificado nos próximos meses, com o objetivo de ampliar os resultados positivos já obtidos. A estratégia inclui presença policial, inteligência integrada e investimentos em políticas públicas, especialmente para juventude e educação.

“Se o que estamos fazendo reduziu em 29% a violência em Maranguape, eu tenho que intensificar e aumentar a ação que está sendo realizada. E é isso que vamos fazer”, garantiu Elmano.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.