Com o encerramento do segundo turno e a vitória de Evandro Leitão em Fortaleza, com 50,38% dos votos, o Partido dos Trabalhadores (PT) passou a ser o partido que governará a maior população do Ceará nos próximos quatro anos. O PT liderou a liderança em 47 dos 184 municípios do estado, incluindo a capital, que concentram uma maior densidade populacional. Ao todo, quase 4 milhões de cearenses ficarão sob a gestão do partido. Esse avanço representa um crescimento significativo, já que, em 2020, o PT havia vencido em 18 cidades.
Mesmo com o expressivo número de prefeituras conquistadas pelo PT, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) garantiu o maior número de prefeitos eleitos no Ceará, liderando em 65 municípios — um aumento expressivo em comparação aos oito obtidos em 2020. Esse crescimento veio com o apoio de lideranças do grupo político dos Ferreira Gomes, incluindo o senador Cid Gomes. No entanto, o PSB enfrentou uma derrota em Sobral, onde a candidata Izolda Cela, apoiada por Cid e pelo atual prefeito Ivo Gomes, foi superada por Oscar Rodrigues, do União Brasil, encerrando 28 anos de liderança da família Ferreira Gomes na cidade.
O PSD foi o terceiro partido com mais vitórias no estado, assegurando 16 prefeituras, embora tenha sofrido um recuo na relação às 27 que pertenciam à eleição anterior. Em Caucaia, o segundo município mais populoso do estado, o PSD celebrou o retorno de Naumi Amorim ao cargo de prefeito. Os Republicanos também conquistaram representatividade ao vencer em 14 municípios, enquanto os Progressistas (PP) obtiveram prefeituras em 13 cidades.
Outros partidos tradicionais também registraram desempenho abaixo do esperado. O MDB, do deputado federal Eunício Oliveira, conquistou apenas nove cidades, enquanto o PDT, que historicamente dominava o cenário municipal, teve uma redução expressiva, elegendo apenas cinco prefeitos e perdendo Fortaleza após 12 anos de mandatos de gestão na capital.
Em algumas localidades, o PRD obteve vitórias estratégicas, como em Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Limoeiro do Norte e Nova Russas, enquanto o União Brasil venceu em Maracanaú, Pacajus, Pacatuba, Sobral e Tururu. Ambos os partidos registaram um desempenho superior em relação ao último pleito. O Podemos obteve destaque em Aracati e Juazeiro do Norte, onde Glêdson Bezerra foi reeleito. O PSDB, porém, registrou uma queda significativa, passando de quatro para duas prefeituras, em Iguatu e Massapê, enquanto o Solidariedade garantiu uma vitória isolada em Parambu.
O PL não conquistou nenhuma prefeitura neste ano, uma queda expressiva em relação a 2020, quando venceu em 13 cidades. Em Fortaleza, André Fernandes chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Evandro Leitão, que venceu com uma margem de manobra, obtendo 50,38% dos votos.
