Aplicação nacional
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 ocorre neste domingo (5) em todo o Brasil, com mais de 760 mil inscritos. No Ceará, 27.605 candidatos participam da primeira fase em oito cidades: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Quixadá, Maracanaú, Crateús e Caucaia. As provas são aplicadas à tarde — das 13h às 18h para cargos de nível superior e das 13h às 16h30 para nível intermediário.
Seleção e vagas
O CNU oferece 3,6 mil vagas distribuídas em 35 órgãos do governo federal, com salários entre R$ 4 mil e R$ 16 mil. O estado do Ceará concentra 3,64% dos inscritos de todo o país, com provas sendo aplicadas em 60 locais diferentes.
Histórias e expectativas
Entre os candidatos, histórias de dedicação chamam atenção. O motorista Gustavo Andrade viajou 195 km de Itarema até Fortaleza para participar da seleção. “É cansativo, mas vale a pena tentar. A gente busca um futuro melhor para a família”, disse. Já a fisioterapeuta Érica Freire, que tenta vaga em um órgão federal, afirmou que segue estudando com disciplina e foco: “Essa busca só termina quando a aprovação chegar”.
Rotina de preparação
Candidatos como Betânia Maria Lourenço destacam o desafio de conciliar rotina de trabalho e estudos. “O tempo é curto, mas a motivação é grande. É o sonho da estabilidade que move a gente”, afirmou a nutricionista.
Organização das provas
Os portões fecharam às 12h30, e os candidatos tiveram que permanecer por, no mínimo, duas horas. O caderno de prova só pôde ser levado na última hora do exame. Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6).

