Spaece-Alfa avalia alunos do 2º ano do ensino fundamental em português e matemática
O Ceará registrou 83,6% das crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental em 2024, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). A avaliação, aplicada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em todos os 184 municípios, revelou avanços no processo de alfabetização, mas também destacou desafios em algumas regiões.
No total, participaram da prova cerca de 87,6 mil estudantes. O índice é considerado o retrato mais atualizado da aprendizagem, já que a avaliação mede habilidades em português e matemática.
Escala de proficiência foi ampliada
A novidade em 2024 foi a adoção de uma nova escala de 0 a 1000 pontos para os alunos do 2º ano. Agora, a criança é considerada alfabetizada quando atinge 600 pontos ou mais em português. Com essa mudança, não é adequado comparar os resultados atuais com os anos anteriores.
De acordo com a Seduc, a alteração busca aproximar o Ceará das avaliações nacionais e oferecer um diagnóstico mais detalhado da qualidade da alfabetização.
Municípios com baixo desempenho
Apesar do resultado geral positivo, três municípios do Cariri ficaram abaixo da meta de 600 pontos:
-
Juazeiro do Norte – 46,4% alfabetizados
-
Barro – 46,4% alfabetizados
-
Penaforte – 49,6% alfabetizados
Isso significa que, nessas cidades, menos da metade dos alunos do 2º ano alcançou o nível esperado. O desempenho médio foi classificado como básico, entre 500 e 600 pontos.
Municípios com 100% de alfabetização
Em contrapartida, 25 municípios atingiram 100% de crianças alfabetizadas, como Catunda, Ipaporanga, Nova Russas, Farias Brito, Varjota e Guaramiranga. Nessas localidades, todas as crianças avaliadas alcançaram pelo menos 600 pontos.
Matemática também foi avaliada
Outra novidade do Spaece 2024 foi a inclusão da matemática no 2º ano, antes aplicada apenas nas séries mais avançadas. A escala também vai de 0 a 1000 pontos, e o padrão desejado é 500. Nesse componente, todos os municípios alcançaram níveis proficiente ou avançado, embora cidades como Juazeiro do Norte e Barro tenham registrado cerca de 40% dos alunos no nível básico.
Desafios e próximos passos
A Seduc reconhece que os municípios com resultados abaixo da meta precisam de ações específicas de reforço e acompanhamento pedagógico. Segundo a secretária executiva Emanuelle Grace, a estratégia é intensificar a mentoria, visitas técnicas e planos estratégicos de recomposição da aprendizagem.
O Ceará segue como referência nacional em alfabetização, sendo o único estado a alcançar mais de 85% das crianças alfabetizadas na idade certa, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).