Ceará registra chuvas em 15 municípios mesmo após o fim da quadra chuvosa

Precipitações se concentram no litoral e variam entre 5 e 20 mm

Apesar do fim oficial da quadra chuvosa, o Ceará voltou a registrar chuvas isoladas em diversas regiões do estado. Entre as 7h de sexta-feira (27) e a manhã deste sábado (28), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) identificou precipitações em 15 municípios, com destaque para cidades do litoral.

O maior volume foi registrado no posto Jardim do Meio, em Paracuru, com 20 milímetros. Fortaleza, Icapuí, Pindoretama e Aquiraz também apresentaram acumulados significativos, variando entre 10 mm e 14,8 mm. Na Capital, houve registros de queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros, como o São João do Tauape.

Áreas com chuva e previsão para os próximos dias

Além do litoral, as regiões da Jaguaribana, Maciço de Baturité e o norte do estado também foram atingidas por pancadas de chuva. A previsão da Funceme indica continuidade das precipitações ao longo do fim de semana, especialmente entre o final da tarde e a madrugada de domingo (29).

Segundo a Funceme, há chance de chuva moderada na Região Metropolitana de Fortaleza, com episódios mais fracos e passageiros ao longo do domingo e da segunda-feira (30). O aumento da nebulosidade está relacionado à atuação de um cavado em superfície, sistema meteorológico que contribui para a instabilidade.

Temperaturas e ventos

Com o avanço das chuvas, as temperaturas máximas devem variar entre 27 °C e 32 °C, especialmente na macrorregião Jaguaribana. Já as mínimas podem chegar a 18 °C em áreas como a Ibiapaba, Sertão Central, Maciço de Baturité, Inhamuns e Cariri.

A velocidade média dos ventos deve se manter em torno de 40 km/h, podendo alcançar 60 km/h nas áreas mais próximas ao litoral. A direção predominante será de sudeste-leste, com variações para nordeste em alguns momentos.

Expectativa para os próximos dias

Com o deslocamento do sistema meteorológico, novas áreas do estado devem ser atingidas pelas chuvas nos próximos dias, principalmente nas regiões centro-norte. A Funceme recomenda que a população acompanhe os avisos atualizados e se proteja em caso de instabilidade mais severa.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.