Taxa de atendimento no Estado é de 41,1%, abaixo da meta do PNE para 2024
No Ceará, cerca de 110,4 mil crianças de 0 a 3 anos ficaram fora da creche em 2024 devido a barreiras de acesso, como falta de vagas e unidades próximas. O dado, que representa 23% da população dessa faixa etária, é do estudo da ONG Todos Pela Educação, baseado em informações do IBGE e do Censo Escolar.
O Plano Nacional de Educação (PNE) previa que até 2024 pelo menos 50% das crianças dessa idade estivessem matriculadas. No entanto, o Brasil atingiu apenas 41,2% e o Ceará registrou índice semelhante: 41,1%. Embora o atendimento tenha crescido 6,3% desde 2019, o avanço ainda é insuficiente para alcançar a meta.
Principais barreiras de acesso
Segundo Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais da ONG, a inacessibilidade pode ocorrer por ausência de creches na região, falta de vagas próximas ou restrição etária das unidades. Além disso, alguns pais optam por não matricular os filhos, já que essa etapa não é obrigatória no Brasil.
Os estados do Nordeste com mais crianças fora da creche incluem: Bahia (220,5 mil), Pernambuco (148,9 mil), Maranhão (145 mil) e Ceará (110,4 mil). Em Fortaleza, o cenário é preocupante: houve queda de 2,2% nas matrículas entre 2019 e 2024 e 11,8% das crianças de até 3 anos não frequentam creches por dificuldade de acesso.
Impacto nas crianças mais vulneráveis
As barreiras atingem principalmente crianças de famílias em situação de vulnerabilidade. Para reverter o quadro, especialistas defendem ações coordenadas entre União, estados e municípios, além de busca ativa para identificar e matricular crianças fora da rede.
“É essencial mapear a demanda real por território e comunidade, priorizando as famílias mais vulneráveis”, reforça Manoela Miranda.
Pré-escola: avanços e desafios
Na pré-escola, obrigatória para crianças de 4 e 5 anos, o Ceará apresenta 96,3% de cobertura, mas ainda há 3,7% fora da rede. Entre 2019 e 2024, o Estado registrou crescimento de 3,7% nas matrículas, totalizando 248.383 alunos.
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informa que investe em formação de professores, material estruturado, avaliações e construção de Centros de Educação Infantil (CEIs). Na atual gestão, 115 unidades foram entregues, cada uma com capacidade para até 208 crianças, sendo repassadas às gestões municipais.

