Iniciativa busca desenvolver liderança, identidade cultural e empreendedorismo nas juventudes do Estado
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quinta-feira (8), o projeto de lei nº 353/2025, que institui o programa Ceará de Valores, voltado para o desenvolvimento de competências e formação cidadã de jovens entre 14 e 29 anos. A proposta é de autoria da Mesa Diretora da Casa e será aplicada em todas as macrorregiões do Estado por meio de uma metodologia híbrida — com atividades presenciais e digitais.
Formação cidadã e cultural
O projeto visa fortalecer a identidade cultural do povo cearense, promover a cidadania e preparar os jovens para os desafios do século XXI. As ações do Ceará de Valores serão organizadas em três trilhas formativas:
-
Liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro
-
Cidadania, identidade e participação social
-
Empreendedorismo, inovação e novas economias no Ceará
A proposta pretende alcançar jovens em diferentes territórios do estado com ações itinerantes, promovendo uma abordagem descentralizada e conectada com as realidades locais.
Outros projetos aprovados na sessão
Além do Ceará de Valores, a Alece aprovou outras duas propostas da Mesa Diretora. O PL nº 351/2025 atualiza as linhas divisórias intermunicipais entre os municípios de Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Monsenhor Tabosa e Tamboril. A medida foi elaborada com base em estudos do projeto Atlas de Divisas Municipais, que visa alinhar limites geográficos à realidade vivida pelas comunidades locais.
Já o Projeto de Resolução nº 07/2025 institui o Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos, uma certificação estadual voltada ao reconhecimento do trabalho de conselheiros tutelares no Ceará.
Projetos do Executivo também são aprovados
Na mesma sessão, três projetos de lei do Poder Executivo foram aprovados. O PL nº 37/2025 estabelece diretrizes para prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de bens reutilizáveis ou recicláveis no Estado.
O PL nº 36/2025 suspende sanções durante o processo de atualização cadastral promovido pela Adagri, beneficiando produtores rurais que ainda não regularizaram seus dados.
Por fim, o PL nº 35/2025 cria a Gratificação Gestão Educa Mais (GGEM), voltada para diretores escolares com dedicação exclusiva à rede pública estadual.
