Federação com Republicanos pode tornar MDB o partido mais atraente do Ceará, diz deputado

Estratégia mira eleições de 2026 e fortaleceria a sigla no cenário estadual

O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) afirmou que uma possível federação entre o MDB e o Republicanos pode tornar o partido “o mais atraente do Ceará” para novas filiações visando as eleições de 2026. A declaração foi dada durante evento do MDB em Fortaleza no dia 27 de junho.

Segundo Danniel, a união das duas legendas ampliaria a base política e atrairia candidatos com potencial competitivo. “Acredito que vamos virar o partido mais atraente do Ceará. Digo atraente para filiações de quem deseja disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, destacou.

MDB projeta mais cadeiras no Legislativo

Atualmente com três deputados estaduais, o MDB acredita que pode ampliar esse número para quatro, mesmo sem a federação. No plano federal, a projeção é eleger três deputados. Com a união ao Republicanos, Danniel estima que o número pode subir para seis deputados federais.

O parlamentar garantiu que, apesar de ser um plano ainda em fase de construção, as conversas estão sendo conduzidas “com tranquilidade, mas com energia como se fosse 2026”.

Eunício Oliveira é prioridade para o Senado

Durante o mesmo evento, Danniel reafirmou que a candidatura de Eunício Oliveira ao Senado será prioridade da legenda. Eunício, que já presidiu o Congresso Nacional, articula sua volta com apoio de parte da base do governador Elmano de Freitas (PT).

Nos bastidores, também se cogita que Chiquinho Feitosa (Republicanos) possa ser suplente de Eunício na chapa majoritária. Chiquinho, ex-senador e atual presidente do Republicanos no Ceará, ainda não confirmou oficialmente essa aliança.

Cuidados com o processo de federação

O ex-deputado federal Aldo Rebelo (MDB), presente no evento, afirmou que a federação é uma alternativa natural diante do fortalecimento de outras legendas, como a união entre União Brasil e Progressistas. No entanto, alertou para o risco de precipitação: “Tem que ser feito com cuidado. Existem diferenças estaduais que precisam ser respeitadas para não gerar efeitos contrários”.

Alianças definirão o rumo da oposição

Com o avanço da discussão sobre federações, o cenário político no Ceará para 2026 começa a se redesenhar. O MDB busca protagonismo entre os partidos de centro, enquanto Republicanos, PL e outros seguem traçando estratégias para manter ou ampliar sua representação.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.